segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Super Cougar UH 15 N-7201, Pégasus 01, Esquadrão HU2, spotado no convôo do NDM Bahia G 40, em Santos


Por ocasião da escala do NDM Bahia estava spotado no convôo a aeronave Super Cougar UH 15 N-7101, o Pégasus 01, assignado ao Esquadrão HU2 da força Aeronaval da Marinha do Brasil, sediado em São Pedro da Aldeia/RJ. quando foi fotografado na tarde do dia 09/09/2017.



O Esquadrão HU2 foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República José Sarney em 18 de setembro de 1986, iniciou suas atividades como Núcleo (NuEsqdHU-2) em 25 de março de 1987 e foi ativado como Esquadrão em 25 de fevereiro de 1988. Tem por missão. "Aprestar os meios subordinados no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais a fim de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval" e é sediado na BAeNSPA (Base Aeronavel de São Pedro de Aldeia, em São Pedro da Aldeira/RJ).


Esquasdrão de Emprego Geral HU2 , Esquadrão Pégasus

O Esquadrão HU-2 é empregado em um variado leque de missões característica de um esquadrão de emprego geral.

"IN ALIS VIS ET VIRTUS"

"Nas Asas a Força e a Virtude"



O transporte de tropa é um dos principais empregos atribuídos à aeronave e confere à tropa de Fuzileiros Navais maior mobilidade e eficiência. A aeronave pode ser configurada para permitir a introdução e retirada de tropas de operações especiais na área de operações, com a utilização das técnicas de Fast Rope, Rappel, Penca e ainda lançamento de Paraquedista.



As aeronaves do Esquadrão HU-2, denominadas Super Puma, realizam transportes administrativos de autoridades militares e civis, destacando-se freqüente apoio ao Gabinete da Presidência da República. Servem também de transporte de carga externa e interna, para carga interna a aeronave é configurada sem bancos, o que proporciona uma disponibilidade de cabine para até 3,9 toneladas. Para materiais mais volumosos e pesados impossíveis de serem transportados internamente a aeronave é capaz de carregar até 4,5 toneladas de carga, por meio de um gancho instalado em sua parte inferior.


Em Evacuação Aeromédica, o Super Cougar chega a transportar até seis macas, mantendo mais quatro assentos disponíveis para médicos e enfermeiros.

Para combates a incêndio, requisitado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, o Super Puma utiliza o "bambi-bucket" (equipamento desenvolvido para combate a incêndios florestais) instalado no gancho.




E em navios de grande e médio porte é empregada em busca e salvamento, reconhecimento em proveito de força-tarefa, transporte de tropas para terra e apoio logístico móvel.



AS QUALIFICAÇÕES NOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL

Equipado com cauda dobrável, operaram constantemente no NaeL (Navio aeródromo Ligeiro) Minas Gerais, e  NAe (Navio Aeródromo) São Paulo e Navios de Desembaruqe Doca (NDD) fazendo dentre outras a função de alojar as aeronaves no período noturno, conhecida como "Paulo". Outros navios da Marinha, como os Navios Doca Multipropósito (NDM)  e Navios de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) possuem conveses com tamanho suficiente para operá-los, embora não possuam hangar.


O Pégasus 01


Pégasus 7101, o primeiro helicóptero EC725 da Marinha do Brasil, foi entregue no dia 27 de outubro de 2010, na França, seguindo para o Brasil para testes operacionais antes de ser entregue ao setor operativo da Armada..



Ele é o primeiro de 16 aeronaves para a Marinha do Brasil, sendo 8 unidades designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais e 8 unidades designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.



AUTONOMIA
03h 50m
VELOCIDADE DE CRUZEIRO
140kt
TRIPULAÇÃO BÁSICA
4 ( 2 PIL / 1 MEC.VÔO / 1 FIEL );
CAPACIDADE DE TRANSPORTE
Até 28 militares com Equipamento Individual de Combate
MACAS
Até 11 ( com 4 médicos / enfermeiros )
CAPACIDADE DE CARGA EXTERNA
3,8 Toneladas com 02h20m de autonomia
PRINCIPAIS MISSÕES
Desembarque em vôo librado, Fast Rope, Rappel, Hello Casting, Lançamento de Paraquedista, Thetered Duck, Transporte de Carga, Apoio Humanitário, Combate a incêndio, Transporte Administrativo, EVAM, Pick-up, VERTREP, Esclarecimento, SAR diurno e noturno.
ARMAMENTO
Possui duas janelas de correr na porta dianteira da cabine para operar metralhadoras 7,62mm laterais



Fotos: José Carlos Viana Cinquini e Márcio Tavares - 09/09/2017

Nenhum comentário: