quarta-feira, 11 de maio de 2016

M/S Jumbo Vision / PBBG - Maiden Call Santos, entrega do Shiploader nr.1 ao Terminal Tiplam


Imagens do navio Multipourpose tipo Heavy Lift classe H800 holandês "Jumbo Vision" (IMO 9153642), em sua primeira escala em Santos, demandando o terminal Tiplam (Ultrafértil) com o 2o shiploader para os novos piers (Shipoader nr 1), navegando a altura do armazém 35.2, na da tarde do dia 10/05/2015.


Também procedente de Dalian, P.R.C., onde foi construído pela empresa DHHI-DCW Group Co,, Dalian (Dalian Huarui Heavy Industry Group Co., Ltd.), escalou em Durban, Africa do Sul, para abastecimento, antes de sua entrega em Santos.




A embarcação, pertencente ao armador Jumbo Shipping Co SA, Schedam, Holanda, especializado em transporte de cargas extremamente pesadas (HHL / Heavy Heavy lift), primeira unidade de uma série de duas da classe H880, foi construída elo estaleiro Madenci Gemi Sanayii Ltd. Sti., Karadeniz Eregli, Turquia, casco nr.17 em novembro de 2001.




A manobra teve assistência dos Rb´s S/N Maraú e S/N Jatobá, da Sulnorte Serviços Marítimos Ltda., Rio de Janeiro/RJ




Características de Registro:

Nome: Jumbo Vision
IMO:9153642
Bandeira: Holanda
Indicativo de Chamada: PBBG
Porto de Registro: Rotterdam

Reino da Holanda

Para ver / saber mais sobre a entrega do Shiploader nr. 2 (O primeiro a ser entregue)


Tiplam

O Processo de ampliação e modernização do Terminal Integrador Portuário "Luiz Antonio Mesquita TIPLAM' (Ex Ultrafertil) localizada naq Iha do Cardoso, na àrea Continental de Santos/SP, foi iníciado com a ampliação do pier de atracação, originalmente de apenas um berço, para 4 berços e modernização e amplação das reas de estocagem e armazenamento.


O antigo terminal da Ultrafértil, Fosfértil e Vale Fertilizantes em Santos passou a chamar TIPLAM – Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita, no dia 2 de maio de 2013.


Foi rebatizado em homenagem ao ex-diretor comercial da Vale Fertilizantes, Luiz Antônio Mesquita falecido em dezembro de 2012.


O terminal da TIPLAM, é responsável pelas descargas de enxofre e fertilizantes junto com o terminal da TERMAG em Santos.

O primeiro navio atracar no terminal com o novo nome será o navio "Simferopol" para descarga de 40.000 t de enxofre a granel em sua primeira escala no complexo portuário do Porto de Santos.

Estrutura antes da modernização e ampliação:

• 1 berço de atracação com 225 metros de comprimento
• 1 pátio de enxofre com capacidade estática de 60 mil ton
• 1 armazém de fertilizantes com capacidade estática de 60 mil ton
• 1 tanque de amônia com capacidade estática de 20 mil ton
• Estrutura para carregamento ferroviário e rodoviário de granéis sólidos



O terminal será  operado pela empresa VLI - Valor da Logística Integrada, cuja composição acionária pelas empresas Vale, Mitsui, FI-FGTS, e Brookfield.


A VLI atualmente encontra-se em processo de ampliação, cuja entrega de um dos novos berços de atracação para o final deste ano e o restante até julho/2017.


Após Ampliação:

• 3 novos berços de atracação sendo: 1 para embarque de açúcar, 1 para embarque de grãos e 1 para descarga de fertilizantes
• 1 novo pátio de enxofre com capacidade estática de 66 mil ton
• 1 novo armazém de fertilizantes com capacidade estática de 75 mil ton, 2 novos armazéns para grãos, 1 novo armazém para açúcar e 1 novo armazém flex.



Planifica-se o aumento do calado do Canal de Piaçaguera e bacia de evolução, atualmente com 10,36 m, impossibilitando otimização de carregamento de graneleiros tipos Handy Max, Supramax, Ultramax, Panamax e Kamsarmax.


Fotos: Allan Ribeiro - 10/05/2016
Fontes: Blog Portal do Porto - Henrique Nascimento Ferrinho - https://portaldoporto.wordpress.com/tag/tiplam/
- http://www.vli-logistica.com/pt-br/node/47
- http://imagenature.dominiotemporario.com/doc/Rima%20Tuf.pdf

Nenhum comentário: