quarta-feira, 9 de setembro de 2015

TSHD Rotterdam / PFCO - Em operação de dragagem


Imagens da TSHD (Trailing Suction Hopper Dredger) holandesa "Rotterdam",
IMO 9229582 - 38.000 dwt, pertencente ao armador Van Oord Ship Management BV, Rotterdam, Holanda, demandando o Porto de Santos, área do Embraport, em serviço de dragagem, na tarde do dia  22/08/2015.





As dragas de sucção (TSHD´s) são embarcações construídas para dragagem (aprofundamento de uma determinada área navegável), equipada com bombas e motores que permitam sugar areia, argila, lodo e até mesmo cascalho de mar ou de rio.

Possuem um ou dois edispositivos  de sucção. executados a partir do navio para seus porões.

Uma boca de sucção de dragagem é ligada à extremidade do tubo de sucção, posicionado um pouco acima do leito, o que torna possível regular a mistura de areia e água necessária.

Uma draga de sucção pode esvaziar sua cisterna numa variedade de maneiras diferentes:
  • Descarregar por abertura das cisternas / descarga direta: Abertura de portas du no fundo da cisterna de modo que o material dragada seja despejado no mar.
  • Bombeamento - Usando bombas ou jatos de água para bombear a água para dentro da cisterna em alta pressão para que a areia se torna 'fluido' novamente, depois bomber a mistura resultante através de tubulações conectadas a cisterna.
  • Rainbowing - Este método é o mesmo que o bombear, através do sistema instalado na proa do navio diretamente no local destinado (Operações de aterro são geralmente as mais utilizadas nesta modalidade.


Construída pelo estaleiro Van der Giessen-de Noord BV, Krimpen a/d IJssel, casco nr. 980 (casco) e IHC Holland NV Dredgers, Kinderdijk, Holanda, casco nr. CO1227, (Finalização e equipamentos), em junho de 2001, de 38.000 dwt, 186,20 m de comprimento, 31,00 m de boca, 12,50 m de pontal, 9,04 m de calado máximo carregado.



Propulsada por dois motores diesel Wartsila Nederland BV, Holanda Wartsila de 12 cy 12V46C de 17.131 bhp x 500 rpm cada, dois eixos, ois hélices de passo variável, velocidade de 15,9 nós e é equipado com Bow Thruster tipo Thwart de passo fixo.











Características de Registro:

  • Nome: Rotterdam 
  • IMO: 9229582 
  • Bandeira: Holanda 
  • Indicativo de Chamada: PFCO 
  • Porto de Registro: Rotterdam 

Reino da Holanda




Fotos: Marcelo 1MO' Lopes - 22/08/2015 - 

Nenhum comentário: