quarta-feira, 23 de julho de 2014

OSV Far Samson / 2BXM3 - Primeira escala no porto organizado de Santos , no terminal da Saipem


Imagens do Offshore Support Vessel (OSV) classe UT 761 CD de bandeira da Ilha de Man "Far Samson" em sua primeira escala no Guarujá, demandando o cais do terminal Saipem 1, no Guarujá, no início da tarde do dia 23/07/2014.


Esta embarcação é projetada para operações em grandes profundidades, instalação e manutenção de instalações de apoio a prospecção de petróleo, operações off shore, combate a incêndio, reboque ocêanico (432 t. de bollard pull).


Em sua primeira escala no Guarujá, o navio, procedente do Rio de Janeiro, realizará operações de embarque de equipamentos de apoio a plataformas petolíferas.


De propriedade do armador Farstad Shipping ASA, Aalesund, Noruega



Altamente especializado, foi construído pelo estaleiro STX RO Offshore Tulcea SA, Tulcea, Romênia, casco nr. 704, aonde teve seu casco construído e segui rebocado para o estaleiro STX Norway Offshore AS Langsten, Tomrefjord, Noruega, aonde foi feito seu acabamento e entrega em março de 2009.



De 6.103 dwt, 14.740 grt, 121,50 m de comprimento total, 26,00 m de boca, 10,50 m de pontal, 8,49 m de calado máximo carregado (marca de verão)



  • Área de carga no convés:  1.450 m²
  • Capacidadedecarga no convés: 2.300 t.
  • Resinstência de carga no convés: Principal: 10 t,t/m2  - Convés A: 15 t./m²
  • Guindaste principal:  1 x 250 t, swl @ 14m / max 36m localizado a BB
  • A Frame 1 x SWL 315 t. t @ Seastate 4
  • Guindaste no convés :1 x 20 t. swl @20m - Fixo, sem manipuladores
  • Moonpool (Acesso de equipamentos submerços no meio do casco): 49 m² (7m x 7m)



Propulsado por 4 motores diesel Rolls-Royce Bergens B 32:40V/12P de 8.158 bhp de potência x 750 rpm cada,  dois eixos, dois hélices de passo contolável, desenvolvendo velocidade de 15,8 nós com consumo em velocidade econômica (10 nós) de 39 m³ x 24 h e em velocidade de serviço (12 nós) de 44 m³ x 24 h.

Posicionamento dinâmico: DP 3

Bow Thruster: 1 Rolls-Royce Marine TT 2650 DPN x 2.450 bhp
Stern Thruster: 2 Rolls-Royce Marine TT 2400 DP FP x 2.450 bhp
Azimute Thruster (AV): 2 x 2.450 bhp

Capacidade de óleo combustível: 3.160 m³ / 19.876 bbls
Água potável: 1.145 m³ / 7202bbls
Água Industrial (Drill Water) / Lastro: 4.628 m³ / 29110bbls




  • Catalytic Converters Fitted
  • Winch Type Hydraulic Single Drum
  • Bollard Pull 423mt
  • Towing/Working Winch Brake (Static/Band Brake) 950mt
  • Rope / Reel Storage 1 x 2 x 1500 / 1 x 3000m of 103mm
  • Shark Jaws 1 x 800 MWL - Rolls Royce
  • Stern Rollers 1 x 6m x Ø4,5m - MWL 1000mt
  • Tow Pins 2 x 450 MWL - Rolls Royce



  • Helideck: 1 AV com 22 m de diâmetro  com 12,8 t. de capacidade máxima .
  • Capacitado para 100 tripulantes em 61 cabines



Hangar do ROV

Hangar do ROV




Características de Registro:

  • Nome: Far Samson 
  • IMO: 9400497 
  • Bandeira; Ilha de Man 
  • Indicativo de Chamada: 2BXM3 
  • Porto de Registro: Douglas

Ilha de Man (Isle of Man) - Civil Ensign














Fotos: Marcelo 'Mo' Lopes e Felipe S.M. Lopes - 23/07/2014 - mmls10@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário