segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Praticagem de Santos - Lanchas


Imagens das lanchas utilizadas no embarque e desembarque de práticos em manobras do Porto de Santos. Essas embarcações são divididas em 3 classes: as lanchas de barra, apenas utilizadas no embarque e desembarque de práticos nas proximidades da bóia 1 do canal do porto; as lanchas de porto, que atuam no início das manobras de saídas para o embarque dos práticos e no desembarque destes ao final das manobras de entrada; e os botes que dão apoio à amarração de cabos nas manobras de entrada.


Raramente, quando o número de manobras é elevado durante um determinado período do dia, as lanchas de porto se dirigem às proximidades da bóia 1 para a operação de transbordo, às vezes levando práticos que serão transferidos à lancha de barra para manobras de entrada, ou apenas para trazer práticos que finalizaram suas manobras de saída, mas ficam impossibilitados de retornar com a lancha de barra devido a grande quantidade de navios em movimento.



As lanchas de barra e porto atingem em média 20 nós.





Para mais informações sobre a história e funcionamento da Praticagem de Santos, visite esta página. Você pode também acompanhar as manobras do Porto de Santos se cadastrando no site.

Fotos: Gustavo Castro®

Nenhum comentário:

Postar um comentário