quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

N/M Pio Grande / PQ6696 - Em primeira vgm a SSZ o mais novo navio nacional


Em primeira viagem a SSZ, o novíssimo graneleiro tipo Handy Size brasileiro "Pio Grande", recém incorporado a Marinha Mercante nacional por ocasião de sua escala no Rio de Janeiro, quando foi transferido da bandeira liberiana para a brasileira.


Procedente do Rio de Janeiro em lastro a embarcação atracou na tarde do dia 18/12 no cais do Saboó 2 para embarque de pás de energia eólica para Fortaleza/CE.


Construído pelo estaleiro Tsuji Heavy Industries (Jiangsu) Co. Ltd., Zhangjiagang, Jiangsu, P.R.C., casco nr NB0025 teve início do corte de chapas para sua construção em 02 de dezembro de 2011, sua quilha batida em 23 de abril de 2012, foi lançado ao mar em 20 de agosto de 2012 e entregue em 25 de outubro de 2012 para o armador Anglo-Eastern Ship Management Ltd., Hong Kong.

Originalmente o navio arvorava a bandeira liberiana, prefixo D5CY4, porto de registro Monrovia, e afretado a casco nú para o armador Norsulmax Navegacao S/A, Rio de Janeiro (Companhia de Navegacao Norsul, Rio de Janeiro) e fundeado na Baia de Guanabara desde sua chegada, quando ocorreram no mês de dezembro os tramites finais para transferência de tripulação e bandeira, se tornando o mais novo navio de bandeira nacional.


De 30.215 dwt, 178,70 m e comprimento total, 28,00 m de boca moldada, 14,00 m de pontal e 9,50 m de calado carregado possue 5 porões de carga servido por 4 guindastes eletro-hidraulicosTsuji Heavy  Industries Co. Ltd.,  Jiangsu, China Design Dept. tipo HDSS3026, capacitados para 30 t. swl cada.

Na praça de máquinas é equipado com o guindaste Jiang Yin Safety Sea Marine Equipament Co. Ltd. tipo AHDB3-10-5.6S, capacitado para 3 t. swl.


É propulsado por um motor diesel STX Engine Co. Ltd. (Coréia do Sul) - Man/B&W de 6cy tipo 6S42MC de 8.810 bhp x 136 rpm, um eixo/hélice de passo fixo, desenvolvendo a velocidade de 14 nós.

3 geradores diesel (MCA´s) HHI Electro Electric System tipo HFC7 456-84K de 550kW cada.

Para lastro e combustiveis é equipado com a  a seguinte tancagem:

  •  22 tanques de lastro (10.410, 1 m3)
  • 11 de óleo combustivel (1.324,3 m3)
  • 6 para óleo diesel (123 m3)
  • 4 para água potável (250,4 m3)
  • 3 para água contaminada (bilge water)
  • 3 para borra de óleo (sludge oil).



 Norsulmax Navegacao S/A, Rio de Janeiro


Suas caracteristicas de registro são:

  • Nome: Pio Grande 
  • IMO: 9647863 
  • Bandeira: Brasil 
  • Prefixo: PQ6696 
  • Porto de Registro: Rio de Janeiro



A embarcação tem previsão para suspender para fortaleza/CE, hoje, dia 19/12 às 2200h agw.

Bons mares e navegações tranquilas ao Pio Grande !


Se você tiver interesse em fotos impressas nos tamanhos 20 x 30, 30 x 40 e 30 x 50 cm para molduras e uso em escritórios, empresas ou simplesmente acervo pessoal entre em contato com Santos Shipphotos pelo e-mail e receba os catálogos de fotos disponíveis ou consultas sobre fotos de navios não disponíveis nos catalogos:


Fotos: Rafael Ferreira Viva - 18/12/2012

4 comentários:

GUPPY disse...

Perdão pela minha ignorância, mas na tancagem constam 3 tanques para água contaminada. Que água é essa? E por que têm que ficarem retidas? Ou isso (retenção de água contaminada)acontece somente quando o navio está atracado?

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Oi Guppy é a chamada Bilge Water, agua com residuos oleosos, são retirads nos portos e certificadas do mesmo para controle, assim como o oleo comprometido 9Sludge oil)

Abs
MO

GUPPY disse...

MO,

Grato pela resposta.
Aproveitando, fico muito triste ao ver praticamente o ano todo uma praia da Baía de Guanabara - margem da rodovia BR-101, trecho conhecido como Niterói-Manilha - completamente com óleo bastante escuro, com alguns pássaros sujos do mesmo óleo e todo mundo sabe que a origem são os navios fundeados na Baía. Então este óleo deveria ter outro destino que não a Baía, certo? Por que continuam despejando óleo assim? Comodismo? Impunidade? Não têm meios de identificar a origem (qual o navio, já que são muitos os fundeados)e multá-los? Ora qualquer programa de despoluição da famosa Baía de Guanabara passa pela disciplina dos inúmeros navios em cuidar para que seus resíduos não sejam descartados nas águas da Baía onde se encontram. Bom, também tem as pequenas embarcações a motor cujos donos não têm bom senso, né?

Abs

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Guppy, diria o seguinte ha navios semi abandonados la, é uma grande possibilidade destes e outro detalhe aonde tem navio é sempre mais facil colocar a culpa no navio / armador que no Zé Maneh fisxxhing ME Co Ltd Inc. dos barquinos pequenos and de pesca cuja fiscalização não é semelhante aos navios, tipo com Engine log Book, registos de descarga de Sludge, slop e afins ... na hora do bixo pegar é sempre mais lucrativo culpar um navio ....