quinta-feira, 3 de março de 2011

NAe São Paulo - Suas escalas em Santos - 2a Parte - final

15/03/2002 - Comissão de Adestramento Aéreo


Atracou no dia 15/03, no cais do armazém 29/30.


Desta vez, erm sua segunda escala o navio veio embarcado com parte de sua dotação aérea de asa fixa 

Detalhe da Ilha




Elevador de vante


Ilha

A bordo, aeronaves dos Esquadrões HU-2, VF1

HU 14 Super Puma N-7075 "Pegasus 75"


Parte do texto extraido da pagina do Nae São Paulo, no site Naviosbrasileiros.com.br - NGB - Navios de Guerra Brasileiros - http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/S/S032/S032.htm - relativa a escala em Santos na Comissão de Aadestramento  Aéreo:

" 2002

Em 17 de fevereiro, foi comemorado o primeiro ano de sua chegada ao Brasil.

Entre 10 e 23 de março, realizou comissão, na área marítima entre o Rio e São Paulo, como capitânia de um GT sob o comando do Contra-Almirante Tibério César Menezes Ferreira, composto também pela F Constituição - F 42. Essa foi a primeira comissão de adestramento depois de ficar alguns meses parado para reparos nas caldeiras. Foram realizadas operações aéreas, já contando efetivamente com a participação operacional de aeronaves do Esquadrão VF-1. Foi visitado o porto de Santos. "
AF1 Skyhawk N-1011 "Falcão 11"


Mais uma vez muito visitado, alem do atrativo principal ter sido o navio em si, suas aeronaves de ataque chamaram muita atenção, muitos nesye momento em primeiro contato com uma aeronave de ataque de asa fixa da Marinha sonharam em ser aviadores navais.




Detalhe na Alheta de BE, seu antigo nome marcado em solda 'Foch"


Suspendeu na manhã do dia 18/03, segunda feira, com destino ao AMRJ.


13/09/2002 - Operação Temperex 02


Chegou e atracou na tarde do dia 13/09/2002, uma sexta feira chuvosa e nublada, desta vez com um grupamento aéreo maior, incluindo aeronaves, pilotos e equipes aéreas da Armada Argentina, realizando adestramento conjunto com a MB.



Atracou no cais do armazém 29/30, junto  com os navios da FT 109, F Niterói – F 40, F Constituição – F 42, F União – F 45, F Dodsworth – F 47, F Rademaker – F 49, CT Pernambuco – D 30 e os NT Marajó – G 27 e Almirante Gastão Motta – G 23.


Novamente, confirmando o grande atrativo que é sua escala em Santos, um publico enorme prestigiou sua visitação pública. 

S2-T  '2AS-2-3" do Esquadrilha EA2S - ARA


Suspendeu na manhã do dia 16/09, segunda feira, para realização de mais manobras no trecho Santos-Rio de Janeiro.

Trecho da página do São Paulo - NGB

" 2002

Entre 10 e 20 de setembro, realizou Operação TEMPEREX 02 no trecho Rio-Santos, como capitaneando da Força-Tarefa 809 comandada pelo Vice-Almirante Euclides Duncan Janot de Mattos, ComenCh. A FT-809 era integrada pela F Niterói – F 40, F Constituição – F 42, F União – F 45, F Dodsworth – F 47, F Rademaker – F 49, CT Pernambuco – D 30 e os NT Marajó – G 27 e Almirante Gastão Motta – G 23. As operações aéreas ficaram a cargo de um Destacamento Aéreo Embarcado composto por AF-1 Skyhawk (do VF-1), três SH-3A/B Sea King (do HS-1), três UH-14 Super Puma (do HU-2), dois UH-12 Esquilo (do HU-1), dois IH-6B Jet Ranger (do HI-1), e dois S-2T Turbo Tracker da Escuadrilla Aeronaval Antisubmarina (EA2S) da Armada Argentina, sob o comando do Capitão-de-Corveta (ARA) Dennehy. Foram realizados 105 lançamentos e 106 recolhimentos. Visitou o porto de Santos-SP."


2005 - A escala que não ocorreu


Brasão do Nae São Paulo

Em 17/05/2005 o São Paulo suspendia d AMRJ para operações de adestramento da Esquadra.

Após sair da Baia da Guanabara em direção a mar aberto sofreu um terrível acidente em suas tubulações de vapor das caldeiras, vitimando letalmente um tripulante e devido aos fatos, cancelou sua escala, retornado ao  AMRJ.

Segue o texto extraido do NGB

" 2005


Foi realizada a bordo a Cerimônia de Passagem do Comando-em-Chefe da Esquadra, presidida pelo Chefe de Operações Navais, AE Julio Soares Moura Neto, ocasião na qual o AE Carlos Augusto V. Saraiva Ribeiro passou o cargo ao VA Aurélio Ribeiro Silva Filho.

Em 17 de maio, como capitânia de um GT composto pela Cv Inhaúma - V 30 e o NT Marajó - G 27, suspendeu para exercícios na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, com escala prevista em Santos. Logo na saída da Baia da Guanabara, a cerca de 10 milhas ao sul da Ilha Raza, por volta das 10:30h, ao ser comunicado vapor para o aparelho de catapulta, responsável pelo lançamento de aeronaves, houve o rompimento de uma tubulação, liberando vapor superaquecido junto a um quadro elétrico, operado por militares em serviço. Não houve explosão a bordo. O vapor que vazou da tubulação provocou queimaduras em onze tripulantes. Foi vitima fatal o 3º Sargento Anderson Fernandes do Nascimento, e os feridos foram o 1º Tenente Marco Aurélio Barros de Almeida, os 1º Sargento Francisco Cícero da Silva, 2º Sargento Jorge André de Almeida Soares, e os Cabos Daniel Pires de Andrade, José Roberto da Silva Bahia, Erivelton dos Santos Coelho, Edivelton Brito Santos, Douglas Ricardo da Silva Farias e Ângelo José Moraes dos Anjos, e o Marinheiro Felipe Machado da Rocha. Os feridos foram evacuados do navio por helicóptero do Grupo Aéreo e transportado para o Hospital Naval Marcilio Dias, no Méier, Rio de Janeiro.

Entrou em Periodo de Manutenção Geral (PMG) e em função da extensão dos serviços a serem realizados e o tempo necessário à sua consecução, bem como da programação de futuros períodos de manutenção do navio, diversos outros serviços foram oportunamente antecipados, em face da necessidade de sua imobilização. Dessa forma, compatibilizou-se a manutenção corretiva com a preventiva, decorrente do número de horas de funcionamento de determinados equipamentos e sistemas. "

O São Paulo, desde então passa por extensa manutenção e modernização dos seus equipamentos e sistemas, para que possa voltar em plenas condições operacionais.

Há previsão, segundo  ocronograma da Marinha do navio voltar a ser operacional em meados deste ano e consequentemente é esperda a escala dele novamente em Santos.

Esperamos que tudo possa ocorrer dentro das previsões para que possamos ver este belo navio cruzando a Ponta da Praia e mostrando sua imponência atracado no Porto

Fotos:
Marcelo 'Kbeça' M. P. de Freitas - 16, 17 e 18/03/2002
Fabiana S.M. Lopes - 13/09/2009
Marcelo 'MO' Lopes - 16/03/2002 e 14, 15 e 16/09/2002

2 comentários:

Anônimo disse...

QUERO ESTAR ERRADO, MAS DO JEITO QUE A MARINHA VAI FINANCEIRAMENTE, ESSE NAVIO DIFICILMENTE SAI DA BAIA DA GUANABARA NOVAMENTE!!!

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Realmente, mas no caso quem estra freando os cronogramas, modernizações e planos da Marinha é o Governo

Depende dele para qualquer coisa e sei não as perpesctivas de corte no orçamento ....

Abs
MO