sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

N/T Marajó (G 27) / PWMJ - O "Elefantinho" na Aspirantex 2015, Santos/SP (Imagens)


Imagens do N/T Marajó (G 27) demandando o cais do armazém 33/34 na tarde do dia 01/02/2015, em comissão na parte final da operação Aspirantex 2015.

A embarcação não abriu visitação publica durante sua estadia esuspendeu para retorno ao Rio de Janeiro na manhã do dia 3.


O Navio de Tanque Marajó - G 27, é o terceiro navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem a Ilha do mesmo nome localizada no estuário do Amazonas. Em 23 de novembro de 1965 a Comissão de Construção Naval assinou o contrato de construção com o estaleiro ISHIBRAS - Ishikawajima do Brasil S/A, no Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1966, foi lançado e batizado em 31 de janeiro de 1968, em cerimônia que contou com a presença do Presidente da Republica, Marechal Arthur da Costa e Silva. Depois de realizar as provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento em 22 de outubro de 1968 e foi incorporado a Armada e a Força de Transporte em 8 de janeiro de 1969. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata Raphael de Almeida Cunha Medeiros.

Vídeo Blog Canal do Porto de Santos
www.canaldoportodesantos.com



A oficialidade do recebimento do Marajó foi a seguinte:
  • CF Raphael de Almeida Cunha Medeiros - Comandante
  • CC Heraldo Egger - Imediato
  •  CC Hamilton Martins Pereira da Silva
  • CT Roberto Luiz Gomes de Oliveira
  • 1º Ten. Milton Benevides dos Guaranys
  • 1º Ten. Affonso Mendes
  • 1º Ten. Miguel Angelo Davena


C a r a c t e r í s t i c a s
  • Deslocamento: 6.600 ton (grt), 11.119 ton (dwt), 15.111 ton (carregado).
  • Dimensões: 137.10 m de comprimento, 129.69 m de comprimento entre pp, 21.3 m de boca e 7.6 m de calado máximo.
  • Propulsão: Diesel; 1 motor diesel Sulzer GRD 68 de 8.000 hp, acoplado a um eixo.
  • Combustível: 700 toneladas.
  • Energia Elétrica: gerador diesel de 1.200 Kw.
  • Velocidade: máxima de 13.6 nós.
  • Raio de Ação: 9.200 milhas náuticas à 13 nós.
  • Armamento: nenhum.
  • Sensores: 2 radares de navegação, um tipo Racal-Decca TM-1226 e um Racal BT-503.
  • Capacidade de Carga: 7.470 toneladas de óleo combustível (NSFO) e 2.400 t. de óleo diesel. Sofreu modificações técnicas em 1985 e 1991, para poder transportar também Óleo Combustível Diesel (MAR-C). É equipado com duas estações de transferência de combustível em cada bordo a meia nau (sistema Span Wire).
  • Código Internacional de Chamada: PWMJ
  • Tripulação: 121 homens, sendo 13 oficiais e 108 praças.


Notar as estações de transferência de combustiveis 1 e 2 não estavam operacionais
















Fotos: Marcelo 'MO' LOpes, Blog Canal do Porto de Sants - 01/02/2015

Nenhum comentário: