terça-feira, 11 de junho de 2013

N/M Copacabana / PPXI - Adeus Amigo ....

   
P   P   X   I

Neste último sabado, dia 08/06/2013, ao redor tive a sorte e ao mesmo tempo o desprazer de testemunhar a melancólica despedida de um amigo. 

O Porta Container "Copacabana", outrora o orgulho da Marinha Mercante Nacional, incorporado com todas as glorias no longíquo agosto de 1984, então o mais moderno navio nacional, sua triunfal primeira entrada em Santos, sob o comando do CLC Alvaro José de Almeida Junior, atracação no Tecon, toda cerimônia e coquetéis que ocorreram a bordo desde então marcou sua brilhante carreira ajudando a formar muitos dos oficiais que hoje são Comandantes de nosso navios de hoje.


Sua carreira, iniciada me rotas para o norte da Europa, depois escalando também a costa leste dos Estados Unidos mostrando nossa bandeira e orgulho pelos portos que passou, até que quando já velinho, cansado completou sua carreira na cabotagem nacional.

Quando você foi entregue, era assim ...


Suas últimaas viagens comerciais foram, em ordem invertida:

Place Name
Country
Arrival Date
Sailed Date
Turkey
30/06/13  


Brazil
Brazil
02/06/13 7:23

Brazil
Brazil
Brazil
Brazil
Brazil
Brazil
Brazil
Brazil


Desde 1993 vc ficou assim ...


Mas uma coisa posso te falar, vc fez bonito, sua carreira foi brilhante e em sua despedida você não estava sozinho, muita gente te viu se despedir da cidade garbosamente, com apitos de saudação e despedida, seu prefixo hasteado, desfilou imponentemente pela última vez pelo Canal de Acesso do Porto de Santos.


Caracteristicas de Registro:
  • Nome: Copacabana 
  • IMO: 8223000 
  • Bandeira: Brasil 
  • Indicativo de Chamada: PPXI 
  • Porto de Registro: Rio de Janeiro 
  • Armador (Original): Empresa de Navegação Aliança S/A, Rio de Janeiro, atual Aliança Navegação e Logística Ltda, Rio de Janeiro (Rudolf A. Oetker KG, Hamburg, Alemanha) 


Adeus grande amigo, que você realize a mais tranquila de suas viagens, e no seu ultimo momento, quando for abicar em Aliaga, faça com orgulho, mostre a todos quem você é, o famoso Copacabana !!!!


Descanse em paz, saudades você deixará, mas estará sempre nos corções de muitos que o admiraram !!!



Tentaremos fazer o mesmo registro do seu irmão Flamengo, cujo fim também se aproxima !



Fotos: Marcelo 'MO' Lopes: 08/06/2013

Nenhum comentário: