sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ULCC TI Oceania / V7IG4 - O maior navio do mundo reabastecendo na Baia da Guanabara/RJ


Imagens do ULCC (Ultra Large Crude Carrier) de bandeira das Ilhas Marshall "TI Oceania" fundeado na Baia de Guanabara em faina de reabastecimento de bunkers e água na tarde do dia 04/01 em uma oportunidade impar de fotografar este navio de dimenções gigantescas, sendo ele e seus irmãos TI Europa e os convertidos em FSO FSO Asia (ex TI Asia) e FSO Africa (ex TI Africa) os maiores navios em operação no mundo em porte bruto (dwt).

O navios estava afretado a Petrobras operando como Storage Tanker na região de Angra dos Reis.

No dia 25/12 ele se encontrava fundeado ao largo de Ilhabela/SP, apesar da minha tentativa de fotografa-lo, com ida a Sã Sebastiaõ/SP,  não foi possivel devido as condições climáticas e poisção de fundeio.

Para Ver / Saber mais:

http://santosshiplovers.blogspot.com/2011/01/mt-ti-oceania-um-ulcc-que-nunca-vira.html


Com seus 441.585 dwt, 380,00 m de comprimento total, 68,00 m boca moldada e 24,52 m de calado máximo carregado.

Pertencente ao armador OSG Ship Management (UK) Ltd., Newcastle, Inglaterra (Overseas Shipholding Group Inc (OSG), New York/NY, EUA)  www.osg.com



A embarcação foi construída pelo estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co Ltd., Geoje, Coréia do Sul, casco nr. 5204 em abril de 2003, sob encomenda do armador Hellespont Steamship Corp., Piraeus, Grécia (Papachristidis Ltd.) como Hellespont Fairfax, mas ulho de 2004 foi renomeado TI Oceania.


Hellespont Steamship Corp., Piraeus, Grécia (Papachristidis Ltd.)



Em junho de 2006 foi adquirido pelo Overseas Shipholding Group.



Para se ter uma ideia os maiores do mundo em comprimento linear, os 8 porta containers da classe E da Maersk, (que por falta de conhecimento a grande maioreia das pessoas acredita ser apenas o Emma Maersk):

  • Edith Maersk
  • Eleonora Maersk
  • Elly Maersk
  • Emma Maersk
  • Estelle Maersk
  • Eügen Maersk
  • Evelin Maersk
  • Ebba Maersk

São de 397,71 m de comprimento, 56,40 m de boca moldada e 16,00 m de calado máximo carregado, mas  de 158.200 dwt, ou seja uma tremanda diferença .


Possivelmente há especulação sobre o fim do afretamento a Petrobras e viagem com destino ao seu novo lcal de operação, mas nada é certo ainda, mas foi  uma passagem que não acontece todos os dias !

Fotos: Edson Lima Lucas - 04/01/2012

Um comentário:

Berto Garcia disse...

Tremendo barco solo de ver la gabarra a su lado se puede apreciar sus dimensiones saludos