sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NAe São Paulo (A 12) / PWSP - Em Santos em sua 4a escala na cidade - Parte 1 - Entrada


Imagens da entrada do NAe São Paulo n canal de acesso do porto de Santos na tarde do dia 18/11.


Conduzido pelo prático Orlando, o NAe confirmou sua chegada na boia nr 1 do canal às 1430h, demandando para oarmazém 31.

Texto Jose "TheJacahead" Silva

Depois de ter sido entregue ao setor operativo em cerimônia realizada na cidade em abril de 2001, que contou, inclusive, com a presença do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o NAe São Paulo visitou o porto santista em mais duas ocasiões, a primeira entre março e a terceira em setembro de 2002, durante a operação TEMPEREX 02, que inclusive contou com a participação de aeronaves P-16 da Aviação Naval Argentina, embarcadas em nosso novo navio-aeródromo.




Depois do acidente ocorrido em maio de 2005, logo no inicio de outra comissão durante a qual o navio tinha programada outra visita a Santos, permaneceu durante um longo período em reparos que se avolumaram e foram prolongados pela nossa tradicional falta de recursos financeiros, quando não técnicos. Durante os últimos meses o NAe realizou algumas saídas curtas ao largo do Rio de Janeiro e a cerca de dois meses uma saída um pouco mais longa onde, assim como na atual comissão, foram realizadas operações para a Qualificação e Requalificação de Pilotos de Aeronaves de Asas Rotativas em operações embarcadas.

A equipe do Poder Naval já havia sido informada sobre a realização da atual comissão, ficando apenas a definir em qual semana de novembro seria realizada. Na mídia santista a informação sobre a vinda do navio foi veiculada no final de semana passada, o que provocou grande expectativa.


Apesar do desencontro nas informações que inicialmente davam como prevista a chegada do navio hoje dia 18 as 16h00, quando queriam dizer, na verdade, hora programada para atracação, o que são coisas diferentes, tudo ocorreu bem. O navio confirmou entrada para as 13h00, mas como normalmente acontece com navios da MB, ocorreu um “pequeno” atraso, entrando por volta das 14h30.

O


Já no final da manhã era grande o movimento de aeronaves Esquilo sobrevoando a cidade e realizando vários pousos e decolagens do heliponto do 6º BPM/I no bairro da Ponta da Praia, onde provavelmente também foi embarcada a equipe de práticos encarregada de orientar a manobra de atracação, que no caso desse tipo de navio, com o passadiço instalado na “ilha” deslocada para boreste e a pista em ângulo, tem muitos cantos cegos, necessitando de mais de um profissional desse tipo.





 São Paulo chamou a atenção de muitas pessoas que transitavam pela avenida de praia que pararam para ver sua entrada e foi recebido na entrada da barra pelos rebocadores “Smit Tupi”, “Smit Ticuna”, “Smit Tora” e “Smit Tuxa” da empresa SMIT-REBRAS, além de embarcações da Policia Naval lotadas na Capitania dos Portos de São Paulo.



De brinde um UH 60 Black Hawk passou sobrevoando





A passagem do navio foi abrilhantada por uma queima de fogos realizada na Fortaleza da Barra Grande, onde também se encontrava uma faixa onde se podia ler: “NAe São Paulo – Capitania da Esquadra – Seja bem vindo a Cidade de Santos”.


Obs: Se você tiver interesse nos bonés estilo naval de navios ou em fotos impressas nos tamanhos 20 x 30, 30 x 40 e 30 x 50 cm para molduras e uso em escritórios, empresas ou simplesmente acervo pessoal entre em contato com Santos Shipphotos pelo e-mail e receba os catálogos de fotos disponíveis ou consultas sobre fotos de navios não disponíveis nos catalogos:


Ou entre em contato pssoalmente conosco no Deck do Pescador

Foto: Marcelo 'MO' Lopes - 18/11/2011

4 comentários:

Luciano disse...

Uma cena comum em porta-aviões é quando várias aeronaves ficam alinhadas no convés de vôo, cena esta que se explica tanto por falta de espaço interno quanto uma demosntração de poder.
No entanto, no caso do São Paulo, o que eu vi foi um helicóptero, e um guindaste. Achei um pouco fraco.

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

No caso do SP vc levou em consideração em qual situação de vgm ele estva ?

Comparativamente vc ja viu fotos de NAes americanos fazendo provas de mar ? quantasaeronaves vc ve no convés, nenhuma ? então ... considerar este fator

Luciano disse...

Não levei em consideração a situação de viagem porque não sabia qual era esta.
As vezes que vi NAes americanos em provas de mar foram quando os mesmos eram novos e estavam prestes à entrar em operação.
Afora isso parabéns pelo blog.

Ramon disse...

Poo Kbeças, infelizmente nao vou conseguir descer pra visitar ele. =/
Mas essa materia ficou mtu boa, e se possivel faça outra com fotos internas da visita. Abraçaooo